Durante as observações de 2015, foi constatada a dificuldade dos alunos em apresentar trabalhos orais e manter postura adequada na frente da turma. Para fazer frente a essa dificuldade, os bolsistas elaboraram uma oficina sobre o tópico, contemplando desde as melhores fontes de pesquisa até aspectos de postura, fala e entonação de voz durante apresentações formais, bem como as melhores práticas para elaborar slides no formato PowerPoint ou similares.
Após o término da oficina, foi solicitado aos alunos de primeiro ano que elaborassem uma apresentação em PowerPoint sobre uma cidade onde o Inglês é a língua materna. Nessa apresentação deveriam constar, obrigatoriamente, informações sobre a cidade e atrações turísticas. Cada grupo apresentou o trabalho para a turma. Os alunos foram avaliados pelos bolsistas e pela supervisora, tanto pelos slides quanto pela apresentação oral.
As turmas de terceiro ano também foram divididas em grupos, mas com um tópico diferente. Eles poderiam pesquisar sobre filmes, seriados, cantores e/ou livros, tendo como objetivo apresentar as características específicas de acordo com o assunto escolhido. Eles também fizeram apresentação oral e foram avaliados da mesma forma que as turmas de primeiro ano.
O feedback dessa atividade foi positivo. Os alunos de primeiro ano apresentaram trabalhos mais simples, mas totalmente compatíveis com a maturidade deles, de alunos iniciando o ensino médio. Os alunos gostaram da proposta, especialmente os de terceiro ano, porque foi um desafio, algo novo, que, certamente, será de muita utilidade em suas vidas profissional e acadêmica.