sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Intervenção pelo mês da mulher 13 março - 07 abril, 2017


O mês de Maio é marcado pelo Dia Internacional da Mulher. A data promove a reflexão sobre diversos temas envolvendo a feminilidade e os conceitos que envolvem a construção da mulher. Entre estes temas, reside o fato de que a figura feminina sofre de um severo apagamento quando se fala do desenvolvimento social; afinal, sempre somos levados a congratular os grandes homens da história mas, não raramente, esquecemos das mulheres que promoveram avanços na economia, na política, nas ciências, nas artes, nas lutas pelas minorias e nos demais âmbitos que constroem nossa sociedade.
Pensando nisso, e motivados por um quiz online que abordava as grandes mulheres da história, a equipe do PIBID promoveu uma atividade de conscientização que teve a duração de três semanas, utilizando-se dos dois períodos semanais da disciplina de Língua Inglesa das turmas de terceiro ano do ensino médio.
A atividade consistia em uma pesquisa sobre as mulheres de influência na sociedade, e tinha como intuito a divulgação dos feitos dessas personalidades durante o Mês da Mulher. A proposta foi dividida em três momentos: leitura, mapeamento e produção.
Na primeira etapa, de duração de duas aulas, os alunos recebiam uma lista de nomes de mulheres responsáveis por grandes feitos, tanto atuais quanto do passado. O objetivo deles era que escolhessem algumas dessas personalidades e pesquisassem informações sobre as mesmas no site biography.com.  Entre as opções, estavam nomes como Rosa Parks, Eva Peron, Michelle Obama, Madonna, Malala Yousafzai e Maya Angelou, por exemplo. Essa etapa promoveu o contato com as habilidades de leitura e seleção de informações relevantes em língua inglesa.
Posterior, na etapa de mapeamento, os alunos tiveram que responder a um questionário produzido na ferramenta digital kahoot, com informações retiradas do mesmo site; dessa forma, pudemos observar quanto os alunos compreenderam daquilo que foi lido. Essa etapa durou mais uma aula e trabalhou com a habilidade de interpretação em língua inglesa.
Finalmente, na terceira etapa, os alunos tinham que dividir-se em grupos de seis, escolher uma das mulheres estudadas e produzir um cartaz, em língua inglesa,, dando enfoque aos grandes feitos da personalidade escolhida. Tiveram três aulas para essa produção; os cartazes foram expostos alternadamente nos murais da escola pelo período total de três semanas, objetivando estimular a leitura em língua inglesa motivada pelo apelo visual para os demais alunos da escola. Dessa forma, além do contato contextualizado com a língua inglesa, foi promovida a visibilidade feminina no âmbito escolar e movimentada a curiosidade dos adolescentes quanto à temática do trabalho.

IMG_20171113_095721 (1).jpg


IMG_20171113_095548.jpg

*Fotos de alguns posteres expostos ao final do projeto