A atividade foi pensada com o intuito de aproximar o ensino de língua inglesa do contexto cultural, fazendo uso da temática Halloween como cenário para essa prática. Com enfoque na utilização das habilidades linguísticas de forma contextualizada, a gincana teve duração de quatro semanas e fez uso de atividades que proporcionaram a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento. As turmas foram divididas em grupos, para garantir que todos os alunos se envolvessem na realização das tarefas.
A operacionalização da gincana ocorreu da seguinte forma:
Primeira semana:
Foi apresentado um vídeo introdutório contando a história das maiores obras de terror do cinema e em seguida foi realizado um quiz sobre o vídeo em questão.
Objetivo: trabalhar com a habilidade de listening dos alunos.
Segunda semana:
Criação de bonecos VOODOO, além de fazer uma descrição dos mesmos em inglês, caracterizando-os e descrevendo os materiais utilizados na sua confecção.
Objetivo: construção de vocabulário.
Terceira semana:
Os alunos criaram um make up tutorial com temática de halloween, em vídeo, que foi postado no YouTube.
Objetivo: trabalhar com a produção oral (nas ordens do tutorial), com vocabulário e inserção das novas tecnologias.
Quarta semana:
Caça ao tesouro e atividade com música: Essa semana teve uma estrutura diferenciada, pois os grupos não participaram da caça ao tesouro todos ao mesmo tempo. Enquanto alguns alunos de cada grupo participavam da tarefa, os demais eram enviados para o laboratório para a realização de uma atividade com música. Eles receberam a letra da música Phantom of the Opera e deveriam assistir o clipe e preencher as gaps.
Objetivo: trabalhar com leitura e compreensão de textos, e treinar o listening.
Atividade extra: as turmas interessadas fizeram apresentação de flashmob nos dias anteriores ou no próprio dia da festa de Halloween, contando como pontos extras para a gincana.
Quinta semana:
Festa temática de encerramento, com atividades e música , realizada durante o intervalo e nos períodos que o sucederam.
Objetivo: abordar, através das tarefas propostas, habilidades múltiplas da competência de língua estrangeira. Marcar, também, o fim da Gincana de Halloween e anunciar o vencedor e a premiação.